22 de fevereiro foi um grande dia para Kanye West.
Não apenas era a suposta data de lançamento de seu novo álbum, Donda 2, mas ele também realizou o último evento de audição do álbum em Miami, Flórida, assim que o segundo episódio do documentário da Netflix sobre ele, Jeen-Yuhs, foi ao ar. Os fãs têm muito conteúdo de Kanye West para analisar, mas um dos primeiros pontos de discussão a surgir do novo episódio do documentário gira em torno do primeiro grande sucesso solo de Kanye.
Após trabalhar vários anos na Roc-A-Fella Records como produtor de sucessos, Kanye estava pronto para mostrar ao mundo que ele também poderia ser um rapper de sucesso por si só. No entanto, após ser contratado como artista, ele sentiu estar perdendo força após o acidente automobilístico quase fatal que quebrou sua mandíbula. Kanye West não apenas passa pela dor física, mas também pela turbulência emocional enquanto se prepara para lançar seu projeto dos sonhos.
Coodie Simmons no documentário revela como Roc-A-Fella colocou o projeto de estreia de Kanye West em andamento apenas para adia-lo mais tarde, o que, é claro, ninguém sabia. Kanye, que assinou contrato com a gravadora de Jay em 2002, começou a trabalhar em ‘The College Dropout’, mas seu acidente de carro em outubro de 2002 levou ao atraso do álbum antes de seu lançamento oficial em 2004.
No início do segundo ato, vemos o nativo de Chicago tocando com Jay Z no estúdio enquanto canta um verso para a lenda do hip-hop. Kanye, no documentário revela mais tarde como ele pensou em seu álbum no hospital por sete dias, dando uma dica de que o acidente pode ter dado um novo propósito a ele na vida. Kanye, que juntou convidou nomes como Jamie Foxx, Ludacris, Common, Talib Kweli e Mos Def entre outros para esta estreia, eventualmente sentiu que sua gravadora não estava mostrando nenhum interesse em lançar seu álbum.
Em um ponto, vemos Kanye se encontrando com os co-fundadores do Roc-A-Fella, Dame Dash e Kareem Burke, em um quarto de hotel em dezembro de 2002. Ye lança alguns versos quentes para a dupla, mas eles parecem desinteressados, enquanto Dame sai do local dando uma desculpa. Coodie então narra como eles perceberam que ‘The College Dropout’ não era mais uma prioridade para Roc-A-Fella.
O documentário também dá uma pequena dica de como a gravadora não deu um orçamento para a produção do álbum. Kanye, no documentário, revela mais tarde como ele teve que desembolsar US $ 33 mil do próprio bolso para filmar o videoclipe de seu single de estreia ‘Through the Wire’, que ele gravou com a mandíbula fechada após o acidente, e até mesmo que teve que aproveitar tempo de estúdio de outros artistas para gravar partes do disco.
‘The College Dropout’ foi finalmente lançado em 2004, tornando-se um dos melhores álbuns do ano na época. O álbum rendeu a Kanye West vários elogios, incluindo indicações para Álbum do Ano e Melhor Álbum de Rap no Grammy Awards de 2005, vencendo no último. Veja o segundo episódio clicando aqui.